Notícias

por Interlegis — última modificação 28/11/2014 03h40
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Notícias

por Interlegis — última modificação 21/11/2014 19h53
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Notícias - Leia mais…

Presidente Nadir Rodrigues destaca participação das Câmaras na abertura das Oficinas do Interlegis na manhã desta segunda-feira

por sjw última modificação 26/11/2014 13h33
Foram iniciadas na manhã desta segunda-feira, 24 de novembro, as aulas da Oficina “Portal Modelo”, que faz parte da capacitação que o Interlegis, em parceria com a Câmara de Vereadores, está oferecendo para os servidores do Legislativo Municipal de Patos e região.


As aulas estão sendo ministradas no Laboratório de Informática do SESI, localizado à Rua Manoel Torres, no Bairro Salgadinho.

A presidente da Câmara Municipal de Patos, Nadir Rodrigues, participou das atividades desenvolvidas ao longo do dia e fez uma avaliação sobre o momento, o engajamento das Câmaras das cidades da região e sobre o encerramento das atividades.

“O primeiro dia das Oficinas do Interlegis foi muito participativo, contamos com a presença de representantes de vários municípios aqui do Sertão, dentre os quais alguns presidentes de Câmaras, que se mostraram muito interessados em aprender e levar o conhecimento para seus municípios. As oficinas seguem até a próxima sexta-feira, aqui no SESI e, ainda na sexta, no final da manhã, faremos uma cerimônia de encerramento na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, onde foi confirmada a participação do senador Cássio Cunha Lima, autor do requerimento que viabilizou a vinda do Interlegis a Patos”, ressaltou Nadir.

Outro parlamentar que está participando e fez uma avaliação do momento, foi o presidente da Câmara de Vereadores de Nazarezinho, Jader Gadelha Maia. Para ele, foi muito importante o acesso a esse curso e, principalmente por ter vindo para a cidade de Patos.


“Foi de suma importância termos sido gratificados com este treinamento, especialmente pelo fato de que, ao final, nossa Câmara Municipal terá o seu portal no ar, para que todos os munícipes possam ter acesso às informações, e também, por ter sido realizado aqui em Patos, uma vez que ela abrange uma grande área. A presidente Nadir foi muito bem intencionada em apoiar e sediar tudo isso aqui em Patos”, enfatizou Jader.

Além da presidente Nadir, a vereadora Claudia Leitão também participou do momento de abertura do evento, que já em seu primeiro dia contou com a participação de representantes das Câmaras Municipais de Cacimbas, Cacimba de Areia, Malta, Condado, São Bento, Santa Luzia, Monte Horebe, São Mamede, Tavares e Nazarezinho.

As Oficinas

A Oficina Portal Modelo visa capacitar os participantes a criar, utilizar e editar o site da câmara de sua cidade, utilizando-se da plataforma oferecida de forma gratuita pelo Interlegis. De  acordo com o instrutor Adalberto Oliveira, a partir desta capacitação e, mediante o envio de uma solicitação por ofício encaminhada ao Interlegis, cada um dos municípios já representados sairá com o seu endereço na internet e com a possibilidade de cumprir o que determina a Lei.Oficina Patos 2.jpg

O instrutor do curso de SAPL, Luis Fernando, complementou a fala de Adalberto e disse que, a finalidade destes recursos é a de dar transparência a produção legislativa dos vereadores, que ficará a disposição do cidadão, facilitando a sua pesquisa e, inclusive, com a contribuição ao meio ambiente, uma vez que todas as consultas podem ser feitas pela internet, seja a partir de computadores, de smartphones, ou tablets, sem que haja necessidade de imprimir o material.

Fonte: http://www.patosonline.com

 

Câmara Municipal de São José do Bonfim realizará mais uma Sessão Ordinária nesta sexta-feira (28)

por sjw última modificação 27/11/2014 19h09
Presidente convida a população bonfiense para participar da reunião.

A Câmara Municipal de São José do Bonfim se reunirá nesta sexta-feira (28), sob a presidência do vereador Reginaldo de Sousa Lima  (PMDB), para mais uma sessão do período ordinário. Os parlamentares bonfienses discutirão no plenário da Casa Marina Sampaio melhorias para o município paraibano. O presidente Reginaldo convida a população do Município para participar da reunião, como forma de prevalecer o direito à democracia.

Interlegis promove treinamentos em Patos e em Campina Grande

por sjw última modificação 26/11/2014 13h31
O foco principal é a transparência dos gastos e divulgação dos atos legislativos, disse o senador Cássio, proponente das oficinas


Atendendo a pedido do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB), o Interlegis do Senado Federal realiza, em parceria com a Câmara Municipal de Patos, oficinas para implantação e uso do Portal Modelo e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) no período de 24 a 28 de novembro. A oficina é gratuita e é destinada aos funcionários das Câmaras Municipais que pretendem implantar os sistemas. A abertura oficial que terá a presença do senador Cássio Cunha Lima, será no dia 24 de novembro às 10h30, na Câmara Municipal de Patos e abrange todos os municípios do sertão paraibano.

Já entre os dias 1 e 3 de dezembro, a oficina será realizada na Câmara Municipal de Campina Grande e está destinada às Câmaras Municipais dos demais municípios paraibanos que não estiveram presentes no evento de Patos. Para mais informações e inscrição, basta acessar o site: http://www.interlegis.leg.br e o link http://bit.ly/1HaxAc7.

As oficinas são voltadas às Câmaras Municipais onde é ofertada, sem custos, o portal de internet modelo, além da oficina "SAPL", que é voltada para as Câmaras Municipais que desejam conhecer o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Esta segunda oficina será realizada no laboratório de informática do SESI, em Salgadinho.

Todas as informações estão prestadas no sitehttp://www.interlegis.leg.br/noticias/2014/eventos/2014/11/oficina-portal-modelo-e-sapl-em-patos-pb

Conheça a Solução Web Interlegis: http://www.interlegis.leg.br/solucaoweb

Conheça o Portal Modelo: http://pm3demo.interlegis.leg.br/

Poder Legislativo aprova Plano Municipal de Educação para o município de São José do Bonfim

por Aldo Cezar de Oliveira Santos última modificação 08/06/2015 22h33
A Câmara Municipal de Vereadores de São José do Bonfim aprovou no dia 29 de Maio, o Plano Municipal de Educação.

A Câmara Municipal de Vereadores de São José do Bonfim aprovou no dia 29 de Maio, o Plano Municipal de Educação, o qual terá validade por um período de 10 anos. O referido plano foi discutido e elaborado no dia 14 de Maio, na presença de várias autoridades do município, a exemplo da prefeita Rosalba Mota, vice-prefeito Antônio de Carolina, vereadores e vereadoras, além de secretários do município, coordenadores e professores.

O plano foi dividido em 7 eixos, sendo eles: Educação Inclusiva do Fundamental I e Fundamental II, EJA, Gestão Democrática, Educação Infantil e Valorização do Magistério.

Durante todo o dia foram realizadas palestras e oficinas onde os envolvidos na educação do município puderam elaborar suas idéias e suas metas referentes ao plano, que vai estabelecer regras e objetivos a serem alcançados pela a administração municipal pelos próximos 10 anos. Durante esse período, o Plano Municipal de Educação será analisado a cada 2 anos, podendo sofrer algumas modificações se necessário for.

Os grupos tiveram como palestrante e mediadora, Socorro Trindade, formada em Geografia, e prestadora de serviços de consultoria para vários municípios. Na oportunidade, ela expôs como traçar as metas e alcançar os objetivos propostos no plano.

Para a secretária de Educação do município, Josa, com a aprovação desse Plano todos saem ganhando, professores, alunos e toda sociedade envolvida com a educação, pois tal medida vem estimular professores e alunos a se dedicarem ainda mais.

Já a prefeita Rosalba Mota, disse que esse era um dos passos mais importantes que sua administração estava dando no município, porque a educação é a porta de entrada para tudo na vida de uma sociedade que visa ter um futuro promissor.

“Tenho muito orgulho de toda equipe da educação do município pelo o empenho em elaborar esse Plano tão importante para o desenvolvimento  educacional de São José do Bonfim”, considerou a gestora.

A prefeita ainda firmou o compromisso de ficar atenta a todas as metas traçadas no Plano Municipal de Educação, e cobrar de toda sua equipe a efetivação deste.

Matéria do patosonline.com

Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

por sjw última modificação 13/03/2016 01h00

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de São José do Bonfim realizou uma sessão solene, juntamente com o Poder Executivo, para homenagear a mulher bonfiense..

Na oportunidade foram lembradas todas as mulheres que fizeram e que fazem parte do Poder Legislativo Municipal, destacando a vereadora Marina Sampaio, de quem o prédio da Casa recebeu o nome.

Os vereadores fizeram uso da tribuna e destacaram a importância da mulher no meio político, muita contribuição dada ao longo dos anos em que a mulher passou a assumir cargos públicos até então ocupados apenas por homens.

A prefeita Rosalba Mota também fez uso da tribuna e falou da honra em representar o Município e do carinho recebido pela população bonfiense, com mais intensidade do público feminino.

Câmara de São José do Bonfim realiza 2ª Sessão Ordinária

por sjw última modificação 28/03/2017 17h09

A câmara Municipal de São José do Bonfim realizou nessa sexta-feira, dia 24 de março de 2017, a sua segunda sessão ordinária deste ano, sob a presidência do vereador Rogério Perônico (PMDB).

A reunião teve início às 17:40hs no plenário da Casa Marina Sampaio e contou com a presença de oito dos nove vereadores que compõe essa legislatura. Foi registrado a ausência do vereador Netinho Cabral (PMDB).

Foram apresentados e aprovados por unanimidade quatro requerimentos e um projeto de lei (PL) enviado pelo poder executivo que autoriza o município a participar da Associação dos Municípios do Vale das Espinharas (AMVES).

O secretário executivo da AMVES Cicero Cruz usou a tribuna por quase 15 minutos mostrando a importância do projeto e fez importantes esclarecimentos aos vereadores e o público que se encontrava presente à sessão.  A Associação dos Municípios do Vale das Espinharas (AMVES) é composta por treze municípios e tem como presidente a prefeita Rosalba Mota (PMDB) e vice presidente o prefeito da cidade de Patos Dinaldo Filho.

Em seguida, a palavra foi facultada aos vereadores. 

O vereador Antônio de Carolina solicitou da prefeita Rosalba Mota que fosse feito uma visita a escola Clementino de Sousa, ( na comunidade do Passarinho) que encontra-se desativada e estar necessitando de uns consertos na parte externa e em pelo menos uma das janelas que foi quebrada possivelmente por vândalos.

O Vereador Célio Cleison parabenizou a prefeita pela formação da Associação dos municípios AMVES e sugeriu aos demais pares que fosse também criado uma associação dos vereadores desses municípios visando o fortalecimento de todos.

A vereadora Edna Cristina parabenizou os colegas pelos requerimentos e parabenizou Cicero Cruz pelo título de cidadão Bonfinense que o mesmo irá receber nos próximos dias.

O Vereador Petrônio Perônico (NÊGO) no uso da tribuna cobrou da secretaria de saúde uma atenção especial para com os moradores das comunidades rurais e também do município com relação a falta de Carro pra fazer o transporte de pacientes para o hospital regional, segundo o parlamentar vem recebendo várias reclamações da população.

Outra solicitação do vereador é que seja aberto pelo menos nos finais de semana os banheiros públicos, pois ultimamente vários pessoas estão usando locais públicos para fazer suas necessidades fisiológicas no centro da cidade.

O Vereador Chinha, disse estar preocupado com a quantidade de animais solto nas ruas da cidade, principalmente Cachorros. Ele finalizou sua fala afirmando apoio a vereadora Edna na eleição da mesa diretora, biênio 2019-2020 que será realizada ainda no primeiro período dessa legislatura.

A Vereadora Sara Maria, colocou um requerimento solicitando uma audiência pública para discutir sobre os animais soltos nas ruas da cidade e também um outro requerimento que denomina o Centro Cultural, localizado no calçadão, com o nome do senhor José Antônio, um cidadão bastante conhecido por todos nós e que prestou relevantes serviços em nossa cidade, em especial na igreja católica.

O Vereador Suênio solicitou junto a secretaria de saúde do município, que seja realizado em uma escola que se encontra fechada na comunidade Carnaúba do Bá, o atendimento médico para os moradores daquela localidade pelo menos uma vez por semana, evitando assim que as pessoas se desloquem para os sítios São Bento e Malhada de Pedra.

O Presidente da Câmara Dr Rogério solicitou que fosse instalado Centrais de Ar Condicionado nas escolas do município. Em sua justificativa, ele disse que é quase impossível os alunos ter um rendimento favorável com o calor existente nas salas de aula. O vereador reforçou a questão do Carro da Saúde cobrado pelo vereador Nêgo;  destacou a necessidade da participação do município na Associação (AMVES) e finalizou parabenizando a vereadora Sara pelo requerimento com relação a uma audiência pública para tratar sobre os animais soltos nas ruas.

Fonte: Patostv.com


Câmara de São José do Bonfim realizou Sessão Ordinária na noite desta sexta-feira (08

por sjw última modificação 11/09/2017 03h22
A câmara Municipal de São José do Bonfim realizou nessa sexta-feira, dia 08 de setembro de 2017, mais uma sessão ordinária sob a presidência do vereador Rogério Perônico (PMDB).

A reunião teve início às 17:40hs no plenário da Casa Marina Sampaio e contou com a presença de sete dos nove vereadores que compõe essa legislatura. Foi registrada as ausências dos vereadores Antônio de Carolina e Suênio Martins.

O Vereador Célio Cleison parabenizou a prefeita Rosalba Mota pela realização da Caminhada Cívica, Professores, Alunos e Pais de Alunos que participaram do evento.

A vereadora Edna Cristina parabenizou Alunos, Professores e a prefeita Rosalba Mota pela organização do evento cívico realizado em homenagem a Independência.

O Vereador Petrônio Perônico (NÊGO) no uso da tribuna cobrou da secretaria de saúde uma atenção especial para com Farmacia Básica do Municipio.

O Vereador Reginaldo Chinha, solicitou ao DER a construção de dois Quebra Molas em frente ao conjunto Edivaldo Mota.

A Vereadora Sara Maria, colocou um requerimento solicitando uma Parada de ônibus em frente ao Conjunto Edivaldo Mota.

O Presidente da Câmara Dr Rogério solicitou a conclusão do Ginásio de Esportes, a climatização das salas de aula do Colégio,  e o Gramado do estádio de Futebol da cidade.

 

A PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA ACONTECERÁ DIA 22 DE SETEMBRO ÀS 17:30hs NA CASA MARINA SAMPAIO.


Reportagem: PatosTV.com


Ações do documento