Presidente Nadir Rodrigues destaca participação das Câmaras na abertura das Oficinas do Interlegis na manhã desta segunda-feira
As aulas estão sendo ministradas no Laboratório de Informática do SESI, localizado à Rua Manoel Torres, no Bairro Salgadinho.
A presidente da Câmara Municipal de Patos, Nadir Rodrigues, participou das atividades desenvolvidas ao longo do dia e fez uma avaliação sobre o momento, o engajamento das Câmaras das cidades da região e sobre o encerramento das atividades.
“O primeiro dia das Oficinas do Interlegis foi muito participativo, contamos com a presença de representantes de vários municípios aqui do Sertão, dentre os quais alguns presidentes de Câmaras, que se mostraram muito interessados em aprender e levar o conhecimento para seus municípios. As oficinas seguem até a próxima sexta-feira, aqui no SESI e, ainda na sexta, no final da manhã, faremos uma cerimônia de encerramento na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, onde foi confirmada a participação do senador Cássio Cunha Lima, autor do requerimento que viabilizou a vinda do Interlegis a Patos”, ressaltou Nadir.
Outro parlamentar que está participando e fez uma avaliação do momento, foi o presidente da Câmara de Vereadores de Nazarezinho, Jader Gadelha Maia. Para ele, foi muito importante o acesso a esse curso e, principalmente por ter vindo para a cidade de Patos.
“Foi de suma importância termos sido gratificados com este treinamento, especialmente pelo fato de que, ao final, nossa Câmara Municipal terá o seu portal no ar, para que todos os munícipes possam ter acesso às informações, e também, por ter sido realizado aqui em Patos, uma vez que ela abrange uma grande área. A presidente Nadir foi muito bem intencionada em apoiar e sediar tudo isso aqui em Patos”, enfatizou Jader.
Além da presidente Nadir, a vereadora Claudia Leitão também participou do momento de abertura do evento, que já em seu primeiro dia contou com a participação de representantes das Câmaras Municipais de Cacimbas, Cacimba de Areia, Malta, Condado, São Bento, Santa Luzia, Monte Horebe, São Mamede, Tavares e Nazarezinho.
As Oficinas
A Oficina Portal Modelo visa capacitar os participantes a criar, utilizar e editar o site da câmara de sua cidade, utilizando-se da plataforma oferecida de forma gratuita pelo Interlegis. De acordo com o instrutor Adalberto Oliveira, a partir desta capacitação e, mediante o envio de uma solicitação por ofício encaminhada ao Interlegis, cada um dos municípios já representados sairá com o seu endereço na internet e com a possibilidade de cumprir o que determina a Lei.
O instrutor do curso de SAPL, Luis Fernando, complementou a fala de Adalberto e disse que, a finalidade destes recursos é a de dar transparência a produção legislativa dos vereadores, que ficará a disposição do cidadão, facilitando a sua pesquisa e, inclusive, com a contribuição ao meio ambiente, uma vez que todas as consultas podem ser feitas pela internet, seja a partir de computadores, de smartphones, ou tablets, sem que haja necessidade de imprimir o material.
Fonte: http://www.patosonline.com